Inscrições abertas para o curso Escola 4.0

Jun 8, 2020

Estão abertas as inscrições para o primeira turma do curso Escola 4.0 - Desenvolvimento de Atividades Maker para Apoio ao Ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) em Escolas de Ensino Fundamental II e Médio.

Confira os detalhes abaixo e faça já a sua inscrição, pois as vagas são limitada:

Detalhes do curso

  • Curso FEE - 0217: Desenvolvimento de Atividades Maker para Apoio ao Ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) em Escolas de Ensino Fundamental II e Médio
  • Período de inscrições: 01/06/2020 até 25/07/2020.
  • Período de oferecimento: 03/08/2020 até 23/10/2020.
  • Local do curso: ONLINE NA PLATAFORMA MOODLE.
  • Horas a Distância: 30 horas teóricas e 30 horas práticas.
  • Horário das aulas: LIVRE, CONFORME DISPONIBILIDADE DO ALUNO DURANTE O PERÍODO DE OFERECIMENTO DO CURSO.
  • Quantidade de alunos: Mínimo de 5 e máximo de 25 alunos matriculados.
  • Valor: R$298,90
  • INSCRIÇÃO

Um dos lemas deste curso é fazer mais com menos. E para isto vamos trocar experiências e vivências para otimizar os recursos disponíveis.

Nosso curso está estruturado em dois módulos. O primeiro começará com uma abordagem desplugada onde realizaremos atividades e dinâmicas que não necessitarão de qualquer material.

No segundo módulo, desenvolveremos atividades usando alguns materiais. O principal deles é o Micro:Bit da BBC. Outros virão de sucata eletrônica ou poderão ser produzidos e compartilhados pelos próprios alunos, como peças em MDF, placas de circuitos e componentes que também podem ser facilmente adquiridos pela internet. Em nossos exemplos utilizaremos o simulador da placa, que dispensa a necessidade de compra. Portanto, a aquisição de material é facultativa.

Não vendemos nenhum produto ou divulgamos marcas com fins comerciais. Por outro lado, podemos – com a ajuda de vocês - organizar uma cooperação mútua, garimpando, reutilizando, compartilhando e buscando alternativas dentro da realidade dos participantes do curso.

Esperamos ter você conosco no desenvolvimento destas ideias.

Qual o objetivo do curso?

A primeira ação do Projeto Escola 4.0 é o oferecimento de um curso totalmente a distância, usando ferramentas de Ensino a Distância (EaD), possibilitando que professores de diversas regiões tenham acesso ao conteúdo. Selecionamos tecnologias acessíveis e reaproveitáveis que abrangem sistemas embarcados, dispositivos móveis, eletrônica e que permitem interação. Isso possibilitará, por exemplo, com que luzes, sons, imagens e comunicação com dispositivos móveis (celulares e tablets) produzam efeitos como execução de uma música, controle de um carro seguidor de trilhas, aceleração e desaceleração do deslocamento de um robô em movimento, etc. Forneceremos aos professores um material organizado e editado. Todas as orientações serão fornecidas considerando que este material possa ser melhorado e adaptado às realidades locais de cada escola brasileira. Por exemplo: atividades didáticas que envolvem música e matemática podem multiplicar seu potencial no formato e, replicadas, na elaboração de um projeto depois que algumas habilidades básicas forem desenvolvidas.

Tecnologias acessíveis

Tecnologias acessíveis são aquelas que não dependem de fidelidade a uma marca, plataforma ou kit educacional pré-formatado para ser utilizado comercialmente. No uso das tecnologias acessíveis, com base em uma proposta inicial, normalmente formatada como um projeto, estamos livres para garimpar componentes na sucata eletrônica, desmontar, remontar e, criar nossas próprias placas a partir do zero.

Portanto, um dos pilares do projeto Escola 4.0 é preferir as soluções baseadas em software e hardware aberto, buscando o protagonismo dos estudantes/professores. Ou seja, implementar um ambiente de ensino e aprendizagem que propicia modificar, melhorar e criar novos componentes (hardware, software e dispositivos robóticos) a partir dos existentes.

Por que tecnologias acessíveis?

Queremos democratizar o acesso a tecnologias e acreditamos que este processo pode ser guiado pelo professor em sinergia com os conteúdos por ele desenvolvidos.

A proposta é facilitar o acesso a tecnologias, selecionando, organizando e editando o material de apoio. Disponibilizando orientações para que os professores ou facilitadores construam e ensinem a construir experimentos, e, consequentemente, democratizando o uso destas ferramentas tecnológicas que podem ser integradas ao desenvolvimento do conteúdo curricular.

Alinhamento com a BNCC

A necessidade de propor atividades multidisciplinares vem ao encontro da nova Base Nacional Curricular (BNCC). A BNCC é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

Explorar e desenvolver habilidades vem ao encontro da necessidade, nos dias atuais, de valorizar mais as habilidades adquiridas do que o conhecimento acumulado. Estimular mais a ação e a realização do que a simples memorização. O uso das tecnologias acessíveis pode ser uma forma de se diversificar e tornar mais atual possível o desenvolvimento das competências ´preconizadas pela BNCC.

Público Alvo

Professores de escolas públicas e particulares de ensino fundamental 2 e médio. Estudantes de pedagogia ou cursos similares, coordenadores e diretores de escolas. Facilitadores envolvidos com, ou entusiastas, na melhoria da educação aos jovens.

Instituições envolvidas

  • UNICAMP
  • EXTECAMP
  • ProEC: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
  • DExt: Diretoria de Extensão
  • FEEC: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação